ABLCALC

Planejamento de Aposentadoria: Como Garantir o Melhor Benefício para Seu Cliente

O planejamento de aposentadoria é uma maneira de garantir o melhor benefício para seu cliente e nesse artigo eu vou te explicar o porquê fazer um planejamento de aposentadoria é tão importante hoje em dia.
Não é novidade que o INSS nega mais pedidos de aposentadoria do que aceita, na verdade, mais da metade dos benefícios em geral são negados pelo INSS.
Muitas dessas negativas ocorrem pois os pedidos não são realizados da forma que deveriam, e grande parte disso, vem da falta de planejamento da aposentadoria do trabalhador.
Com tantas regras de aposentadorias e após tantas mudanças com a última Reforma da Previdência, fica de fato confuso escolher a melhor aposentadoria para seu cliente.
E é por isso que realizar um planejamento de aposentadoria é crucial nos dias de hoje, para que seu cliente consiga se aposentar com segurança no futuro, podendo muitas vezes até antecipar a aposentadoria, se o planejamento de aposentadoria for realizado de forma adequada por um profissional especialista em direito previdenciário.
Mas, para entender melhor o que é o planejamento de aposentadoria e como você vai garantir o melhor benefício para seu cliente com ele, fica até o final desse artigo pois vou te explicar o passo a passo de garantir que seu cliente vai sair satisfeito do seu escritório com a melhor aposentadoria possível
Vamos lá?

  1. O que é o planejamento de aposentadoria?
  2. Para quem serve o planejamento de aposentadoria?
  3. Quando fazer um planejamento de aposentadoria?
  4. Quais as vantagens de fazer um planejamento de aposentadoria?
  5. Preciso de um advogado para fazer o planejamento de aposentadoria?

1. O que é o planejamento de aposentadoria?

O planejamento de aposentadoria é uma estratégia utilizada por advogados especialistas em direito previdenciário para programar uma aposentadoria ou até mesmo para antecipar uma aposentadoria.
Essa estratégia ocorre por meio de um estudo e análise profunda do histórico profissional do trabalhador, para descobrir qual é o melhor momento para a aposentadoria e qual caminho escolher para conseguir a melhor aposentadoria possível.
Em um planejamento de aposentadoria, o advogado especialista vai analisar, por exemplo:

  • toda a sua carteira de trabalho
  • o seu CNIS (seu histórico de trabalho no INSS)
  • as condições que você trabalhou
  • todas as datas de começo e fim dos vínculos empregatícios
  • todos os valores das contribuições ao INSS
  • se existe atividades especiais
  • se existe tempo rural

Entre outras milhares de possibilidades, pois, cada caso é único, por isso que essa análise precisa ser feita por um advogado especialista que vai conseguir dar a devida atenção para cada cliente, bem como vai saber como utilizar a lei da melhor forma possível para os clientes.
Ao final desta análise de toda uma vida de trabalho do cliente, o advogado especialista irá criar uma espécie de estudo, como um parecer jurídico, mostrando todos os cálculos e o porquê de tal aposentadoria ser a melhor para o cliente.
Além disso, é possível saber também a melhor data para se aposentar, bem como, o que eu considero o mais importante, saber como o cliente deve contribuir nos próximos anos, para conseguir o valor mais alto possível ao se aposentar, porém, sem jogar dinheiro no lixo.
Muitos trabalhadores se surpreendem de forma negativa ao se aposentarem, pois nunca pensaram que poderiam e deveriam ter realizado um planejamento de aposentadoria, como se o momento da aposentadoria fosse um golpe de sorte.
Porém, o que ocorre é que a aposentadoria do seu cliente vai depender do histórico profissional dele, mais especificadamente, das contribuições dele ao INSS.
Por isso, é sempre o momento de realizar o planejamento de aposentadoria. Quando antes, melhor será para o seu cliente, pois a antecedência significa maior planejamento e organização.
Mas, será que é todo trabalhador que precisa fazer um planejamento de aposentadoria? Bem, vem descobrir no próximo tópico.

2. Para quem serve o planejamento de aposentadoria?

O planejamento de aposentadoria serve para todo mundo!
Sim, é isso mesmo, literalmente todo mundo que trabalha e que também não trabalha, mas que deseja se aposentar em algum momento da vida.
Então, para qualquer cliente que deseja se aposentar com segurança, é preciso fazer um planejamento de aposentadoria.
Mas, há alguns trabalhadores que possuem uma necessidade maior de um planejamento de aposentadoria, para evitar trabalhar a mais do que necessário e também para evitar contribuir além do necessário para o INSS, e assim, acabar perdendo dinheiro.
Bem, partindo do pressuposto que todos os trabalhadores que querem um dia se aposentadoria devem fazer um planejamento de aposentadoria, vamos verificar as situações que são mais indicadas.
O cliente que tem vários vínculos de emprego durante a vida: para esse cliente, é essencial um planejamento de aposentadoria, para verificar se houve atividades concomitante, verificar se houve atividades especiais, se ele possui algum vínculo rural ou tempo de exército por exemplo.
E mais ainda, para verificar se todos os vínculos empregatícios estão devidamente anotados na CTPS e no CNIS, pois caso algum vínculo não esteja no CNIS, sabemos que o INSS tende a não analisar esses vínculos.
Não bastasse, é preciso sempre conferir se as remunerações repassadas estão de fato corretas, infelizmente, é comum verificarmos vários erros quanto aos salários nos CNIS dos segurados, e isso pode causar uma diferença absurda no valor final da aposentadoria do seu cliente.
Por isso, essa análise deve ser minuciosa, até porque se o seu cliente perde dinheiro, significa que você também. E, vamos combinar, todo mundo quer sair ganhando nessa situação, não é mesmo?
Outro cliente que é imprescindível de fazer o planejamento de aposentadoria é o trabalhador que está pagando o INSS por conta própria ou pretende assim fazer no futuro. É muito fácil que os trabalhadores queiram pagar carnês do INSS por conta própria, e, muitas vezes acabam pagando de forma errada e esses valores nem são aproveitados para a aposentadoria, de maneira que são basicamente colocados no lixo.
Ocorre ainda de o trabalhador pagar a mais do que deveria e gastar dinheiro atoa, bem como, pagar a menos do que deveria, e após, acabar perdendo direitos na sua aposentadoria ou perdendo esse período na contagem da aposentadoria.
Assim, todo o trabalhador que paga o INSS por conta própria, deve fazer um planejamento de aposentadoria, para conferir se realizou os pagamentos no passado de forma correta e para evitar pagar a mais ou a menos no futuro.
Clientes que exercem profissões com exposição a agentes insalubres a sua saúde ou agentes periculosos, como por exemplos, profissões como as de médicos, bombeiros, frentistas, dentistas, enfermeiros, entre outras profissões.
Esses trabalhadores conseguem se aposentar mais cedo e muitas vezes nem sabem disso, por isso, é importante realizar um planejamento de aposentadoria para calcular conforme o grau da atividade especial que o trabalhador exerce ou exerceu em algum momento da vida.
Ainda, trabalhadores que em algum momento da vida prestaram serviço público e contribuíram para um regime diferente que o Regime Geral da Previdência Social (RGPS) é preciso planejar a aposentadoria para estudar a possibilidade de trazer essas contribuições para o RGPS e quando isso vale a pena ser feito.
Um exemplo comum é dos professores. Muitos professores prestam serviço para o estado, para o munício e para uma escola privada, ao mesmo tempo. Então, pode ser que esse cliente ele possa receber até mais de uma aposentadoria por regimes diferentes.
E, por fim, outro caso de trabalhador que não deve fugir do planejamento de aposentadoria é o trabalhador que tem contribuição em atraso com o INSS. Isso porque, muitas vezes, essas contribuições não valem a pena de serem pagas, por conta dos altos valores de juros e multas aplicados as contribuições atrasadas.
Por isso, é crucial estudar cada caso e planejar a aposentadoria conforme as necessidades de cada cliente.
Esses são apenas alguns exemplos de trabalhadores que consideramos que devem realizar um planejamento de aposentadoria, para não se prejudicarem e acabarem deixando dinheiro para o INSS.
Mas, de modo geral, o planejamento de aposentadoria é indicado para todo mundo, isso porque as leis estão sempre sendo alteradas, e hoje, com tantas opções, é imprescindível realizar um estudo de todos os tipos de aposentadoria para verificar qual a melhor para cada cliente.

3. Quando fazer um planejamento de aposentadoria?

Agora que você já sabe o que é um planejamento de aposentadoria e quem deve fazer, quando será o melhor momento para fazer esse investimento na sua aposentadoria?
O melhor momento é agora!
Sim, o quanto antes o seu cliente realizar um planejamento de aposentadoria, melhor será a aposentadoria dele no futuro.
Isso pois quanto mais tempo ele tiver para planejar como irá fazer as contribuições ao INSS, melhor será a aposentadoria desse trabalhador, principalmente se este planejamento de aposentadoria for realizado por uma equipe de profissionais especializados em direito previdenciário.
Deixar para pensar na aposentadoria em cima do momento de realizar o pedido da mesma, é como um tiro no pé, não há muitas opções para avaliar estratégias de contribuições futuras e como investir da melhor forma.
A aposentadoria é um investimento que o trabalhador vai realizar durante toda a sua vida para receber anos depois, e por isso, deve ser tratado com tamanha importância. E para o investimento ter um bom retorno, é preciso que ele seja estudado e avaliado o mais cedo possível.
Assim, quanto mais cedo o trabalhador planejar a aposentadoria, maiores são as chances de conseguir a aposentadoria mais vantajosa possível em termos financeiros.

4. Quais as vantagens de fazer um planejamento de aposentadoria?

Se você chegou até aqui, acredito que já deve ter percebido a importância de fazer um planejamento de aposentadoria, certo?
Bom, o planejamento de aposentadoria vai te dar muitas vantagens, mas a principal delas é a segurança de você saber quando o seu cliente vai se aposentar e qual será o valor da aposentadoria dele.
Lembre-se: a aposentadoria do seu cliente vai acompanhar ele para o resto da vida.
E, em algumas vezes, além ainda da vida, pois pode ocorrer de se transformar em uma pensão por morte.
Mas, vou enumerar algumas das maiores vantagens de fazer um planejamento de aposentadoria:

  • ter um processo de aposentadoria mais rápido, pois você já estará preparado e com toda a documentação atualizada;
  • garantir o melhor benefício de aposentadoria em questões financeiras;
  • pagar somente o valor necessário ao INSS, sem pagar nada a mais, evitando gastar dinheiro em vão;
  • aposentadoria no tempo correto;
  • tranquilidade ao pedir a aposentadoria sabendo que tudo foi analisado;
  • segurança de que todos os cálculos estão corretos;
  • certeza de que todos os pagamentos foram realizados de forma correta;

Assim, como é possível verificar, com o planejamento de aposentadoria você vai descobrir a melhor data da sua aposentadoria.
Isso significa, que é possível saber o dia específico em que a sua aposentadoria terá o valor mais alto para que você peça o benefício exatamente nesse momento, e assim, não contribua nem a mais nem a menos para o INSS.
Pois caso faça antes desta data, você pode estar deixando dinheiro pro INSS. E caso faça depois, vai terá contribuído para o INSS sem necessidade, ou seja, gastando dinheiro quando não precisaria.
Não somente a questão de não contribuir a mais ou a menos, a melhor data de aposentadoria significa também garantir o valor mais alto possível.
Logo, além de cliente economizar dinheiro, ele vai economizar tempo, já que uma documentação bem preparada vai “correr” mais rapidamente que um processo em que é preciso por exemplo, pedir atualização de CNIS e outros documentos importantes para comprovar vínculos de empregos do seu cliente.
Mas a melhor parte de um planejamento de aposentadoria é que o advogado especialista em direito previdenciário pode identificar todo e qualquer possível problema que o cliente poderá ter no pedido de aposentadoria, e com isso, já resolver antecipadamente.
E isso, vai tornar o pedido de aposentadoria mais rápido.
Sem falar de que, atualmente temos regras antes da Reforma, regras de transição e regras após a Reforma, e para saber qual é a melhor para cada cliente, só fazendo todos os cálculos para todos os tipos de regras.
É muita coisa não é mesmo?
Por isso que o planejamento de aposentadoria é tão importante!
Para quem não quer perder dinheiro, planejar a aposentadoria é a melhor solução.

5. Preciso de um advogado para fazer o planejamento de aposentadoria?

Idealmente, sim, é preciso de um bom advogado especialista em direito previdenciário para realizar um planejamento de aposentadoria.
E não somente especialista em direito previdenciário, mas claramente também em cálculos, porque o planejamento de aposentadoria envolve a realização e análise de inúmeros cálculos.
E somente um profissional como esse, vai ser capaz de identificar a melhor estratégia para cada caso específico.
Em alguns casos, é possível aumentar o benefício em 50% 70%, somente realizando um planejamento previdenciário adequado.
E mesmo quando não for possível aumentar o valor da aposentadoria em um percentual tão significativo como por exemplo 70%, ainda assim, devemos ter em mente que a aposentadoria é um investimento a longo prazo.
Então, com o passar dos anos, talvez década, cada percentual a mais que você vai conseguir no valor da sua aposentadoria por conta de um planejamento bem realizado, vai ser usufruído no futuro.
Por exemplo, imagine que você consiga aumentar o benefício do seu cliente em R$ 400,00 (quatrocentos reais) ao mês, por conta de um planejamento de aposentadoria.
Em primeiro momento, R$ 400,00 não parece tão significativo, certo?
Bom, mas agora imagine esse valor por 5 anos?
Um total de R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais) a mais para o seu cliente!
Significa que em 10 anos, seu cliente vai ganhar R$ 48.000,00 (quarenta e oito mil reais) apenas com a aposentadoria! E isso tudo por ter feito um planejamento de aposentadoria no passado.
Logo, fica claro que o planejamento de aposentadoria é hoje o melhor caminho para seu cliente se aposentar de forma mais rápida e melhor, e com isso, o advogado também fazer mais honorários, já que quanto melhor a aposentadoria, melhor são os honorários!
Para isso, é preciso encontrar um profissional especializado em cálculos previdenciários que lhe passe segurança e que domine todas as regras de aposentadoria.
Para isso, nosso escritório está aqui para te auxiliar.
Caso você ficou com alguma dúvida de como funciona o planejamento de aposentadoria ou ainda, deseja verificar como é na prática um modelo de planejamento, entre em contato conosco agora mesmo.

Primeira vez na ABLCALC?

Estamos felizes em tê-lo aqui! Cadastre-se e ganhe um cupom de 10% desconto em sua primeira compra. Conte conosco para soluções precisas e confiáveis em seus cálculos jurídicos.

Parabéns!

Você acaba de desbloquear uma oferta especial. Use o código ABLCALC10 em sua primeira compra e aproveite 10% de desconto. Estamos ansiosos para ajudá-lo, bem-vindo à ABLCALC!